Tuesday, 31 July 2007

O Eclipse de Antonioni



Ainda mal refeito da morte de Ingmar Bergman ontem, o mundo do cinema é hoje abalado pela notícia do desaparecimento de outro muito grande: Michelangelo Antonioni. Sem palavras. Ficam os filmes.

Ironia da vida, no mesmo dia morre também o actor britânico David Hemmings, cujo papel emblemático foi o do fotógrafo de "Blowup" de Antonioni.

Monday, 30 July 2007

Os Rostos de Bergman







Ingmar Bergman partiu hoje. Connosco fica a impressionante galeria de máscaras que usou (Bibi Andersson e Liv Ullmann- Persona; Eva Dahlbeck - Sorrisos de uma Noite de Verão; Bibi Andersson - A Paixão; Harriet Andersson - Mónica e o Desejo; Kari Sylwan - Lágrimas e Suspiros; Ingrid Thulin - O Silêncio; Liv Ullmann - Sarabanda).

Thursday, 19 July 2007

O Silva dos plásticos

Lembram-se da história do Silva dos plásticos, aquele senhor que foi a Roma e que se deixou filmar ao lado do Papa e depois as pessoas só perguntavam "Quem será aquele velhinho de branco ao lado do Silva dos plásticos"? Pois aqui temos uma versão dessa história, actualizada e redimensionada: um amigo meu de Lisboa tem um amigo americano em Nova Iorque que tem um amigo peruano também em Nova Iorque que tem um amigo peruano em Lima cujo nome é Richard Valdivia. Não faço a menor ideia se Richard Valdivia negoceia em plásticos, nem se é muito conhecido em Lima. Mas a verdade é que, a acreditar na foto, tirada o mês passado no Peru, é um grande amigo de Adrien Brody, vencedor do óscar de melhor actor pelo filme "The Pianist" de Roman Polanski. Estou muito orgulhoso por vos poder mostrar esta foto, que não foi ainda publicada em nenhum jornal - é um "scoop" do Cinéfilo Invertebrado. Imagino já a malta lá do bairro a interrogar-se quem será aquele tipo de boné ao lado do Valdivia dos plásticos...

Monday, 2 July 2007

Ambíguo

Em competição para o prémio "L'âge d'or", foi projectado no sábado em Bruxelas o filme argentino XXY de Lucía Puenzo. É raro que uma primeira obra seja simultaneamente perturbadora, sensível e grande. Menos raro é que este cinéfilo invertebrado não encontre quem se exprima melhor do ele para falar do que gosta. Aqui vai um excerto da crítica do diário La Nación de Buenos Aires:
La historia del relato parte de lo particular para llevarlo a lo universal, pues el dilema de elegir qué quiere uno hacer con su cuerpo o la incapacidad de poder tomar decisiones al respecto es algo que concierne a la humanidad entera. Hay en el film una densidad en el perfil de los personajes que sostiene toda la complejidad de los debates actuales acerca de la intersexualidad sin descuidar las diferentes posiciones respecto del amor y del sexo. Así, con enorme calidez, la cineasta logró un film de enorme valía tanto en su problemática como en su realización.