Wednesday 2 May 2007

Golden flower

Ela foi a primeira. Foi em 1987. Tinha 21 anos. Uma nova vaga de cineastas procurava dar alento a um cinema chinês adormecido. Ainda frequentava a Central Drama Academy de Pequim, quando obteve o papel principal no filme de estreia de Zhang Yimou, «Milho Vermelho». Vinte anos depois, Gong Li é uma glória nacional, o rosto do cinema chinês mais conhecido no mundo, uma das maiores actrizes actualmente em actividade (e meço bem as minhas palavras) e a mais bela de todas.
Trabalhou com os melhores cineastas chineses (Chen Kaige, Wong Kar Wai) e ultimamente parece apostada numa carreira internacional, mas é quase sempre maior do que os filmes em que participa («Memórias de uma Geisha», «Miami Vice»). Não trabalhava com Zhang Yimou, de quem foi musa e companheira, desde 1995 («Shanghai Triad»). No mais recente filme de ambos, «Curse of the Golden Flower», volta a ser imperial.
Não resisto a incluir uma nota pessoal: em 2002, estive em Veneza durante o festival de cinema, tendo assistido a várias sessões oficiais. Gong Li era a presidente do júri, e estava presente em todas as sessões. Todas as noites, desde que entrava na sala e até as luzes se apagarem, era impossível tirar os olhos dela. Não era só bela, era uma presença irradiante, levemente altiva, um olhar inteligente, os sorrisos que lançava à volta, mas que eu tinha a certeza que eram para mim...

No comments: